sexta-feira, 24 de agosto de 2012

“Imagine Estudar no Canadá”

(Por favor ignorem a falta de acentuacao e cedilha. Teclado desconfigurado)


As ultimas noticias sobre o processo de imigracao canadense nao tem sido das mais animadoras. Processo Federal suspenso ate 2013, Processo Provincial tambem suspenso ate 2013. Fora as varias mudancas feitas ao longo desses ultimos dois anos visando aprovar pessoas com um perfil cada vez mais adequado as necessidades do pais. Se na minha epoca qualquer profissao era aceita aqui, hoje essa nao e' mais a realidade. O processo federal E o processo de Quebec, ambos criaram listas que restringem o acesso para algumas poucas areas de atuacao. A intencao e' diminuir o numero de imigrantes que chegam aqui e encontram dificuldades para entrar no mercado de trabalho.

Ora, vamos combinar! A facilidade que uma programador tera de encontrar um trabalho aqui certamente nao sera a mesma que um jornalista tera. Concordam? Java e' Java em qualquer lugar do mundo. Ja o jornalismo... a comecar pela lingua que ha de ser dominada e muito bem dominada. Depois vem o estilo, o jeito de escrever, de dar a noticia... bem mais complicado para um estrangeiro. Agora pensem em uma pessoa que se formou em direito!

Olhando por esse lado eu nao tenho como discordar das medidas do governo. Apesar de que se fosse assim desde o comeco, eu mesma nao estaria por aqui.

A intencao do governo, com a suspensao do processo, e' reavaliar as regras. Eles querem tambem reavaliar as regras de um outro tipo de processo chamada Experience Class e dar mais enfase as pessoas que se formaram aqui no Canada, ajudando elas a se tornarem residentes. No fim das contas, se voce se forma aqui (College, Universidade, mestrado, etc), tem direito a um visto de trabalho de ate 3 anos e com o curso + 1 ano de experiencia de trabalho na sua area pode aplicar para a residencia.

E e' ai que entra a feira "Imagine estudar no Canada" que esta' em sua segunda edicao e leva aos estudantes brasileiros palestras e representantes de escolas de idiomas, universidades e colleges.

Entre as vantagens citadas pelo governo canadense para estudar no canada estao  a oportunidade de aprender duas línguas- inglês e francês, o fato de que o Canada está entre os três países com melhor qualidade de vida no ranking da ONU, dos países do G8, é o que mais investe na educação pública, as credenciais acadêmicas são válidas em todo o mundo, quatro universidades canadenses estão entre as 100 melhores do mundo, segundo o ranking Acadêmico de Universidades Mundiais (Arwu), 95% dos estudantes que concluem um curso técnico (College) já saem com emprego, se você terminar sua graduação lá, tem três anos de visto livre para trabalhar na sua área dentro do país e depois pode aplicar para a residencia, primeiro lugar entre os países do G8 no desenvolvimento de pesquisas no ensino superior, o custo de vida no Canadá é menor do que nos Estados Unidos, o governo tem bolsas de projetos para as pessoas casadas ou com filhos levarem seus companheiros com ajuda de custos.
 
Confiram abaixo os detalhes:

Brasília - 2012
Terça-feira, 25 de Setembro - das 16 às 21h
Centro de Eventos e Convenções Brasil 21
SHS Quadra 06, lote 1, Conjunto A

Recife - 2012

Quinta-feira, 27 de Setembro - das 15 às 20h
Blue Angel Recepções (novo local)
Rua Benfica, 251, Madalena

São Paulo - 2012
Sábado, 29 e domingo, 30 de Setembro - das 14 às 19h
Frei Caneca Shopping e Convention Center
Rua Frei Caneca, 569 - Consolação


Participe da feira gratuitamente e aproveite para:
- Falar com os representantes das escolas credenciadas;
- Assistir palestras;
- Participar de atividades culturais.